Monday, July 03, 2006

Voto nulo não vale nada. Os outros também não

Circula por aí um argumento jurídico contra o voto nulo. Ele explica que, ao contrário do que dizem, 50% + 1 de votos nulos não anulam a eleição. O voto nulo, enfim, não serve pra nada. O único caminho, prega nosso bom samaritano - não vou citar o nome porque, nessas coisas que circulam por e-mail, a autoria é sempre incerta -, é o "voto consciente". (Risos incontroláveis.)

Não é preciso de tanto latim para reconhecer: o voto nulo não vale nada. Pelo simples fato de que seu voto não vale nada, seja em Lula, em Alckmin, em Heloísa Helena, nulo, branco, verde ou cor-de-rosa. Ele não vale nada porque:

- é um em milhões;

- aqueles que são eleitos não têm nenhum compromisso com quem votou neles (e a estes não resta outra alternativa a não ser esperar, feito carneirinhos, quatro anos passarem, para ser enganados outra vez);

- na hora do vamos-ver, o que vale é o financiamento de campanha, o cheque polpudo, o esquema bem armado, não o seu mísero votinho.

Só existem duas alternativas: colocar o nariz de palhaço e legitimar o circo da "representação democrática" (não se ofendam, meu nariz de palhaço está desgastado pelo uso) ou dizer que não. Esse "não" vai comover alguém da nossa elite política? Não. No máximo, alguns vão se reunir a cientistas políticas em debates na GloboNews, todos compungidamente hipócritas, para lamentar o atraso de nosso povo. Mas resta a satisfação interior de não ter sido enganado mais uma vez.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Deixa de ser panaca e autoritario, o voto é a arma do povo: Lula de novo!

Wednesday, July 05, 2006 12:24:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Deveria ter tb um voto nulo justificado, neh? Nao digo justificar o voto nulo, mas quem só justificou o voto motrar que se pudesse votar no domicílio eleitoral, votaria nulo tb! Pelo direito do vto justificado nulo!
Existe essa possibilidade seu Miguw?

Friday, July 14, 2006 11:09:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

No referendo estive com nariz de palhaço e anulei, domingo estarei com nariz de palhaço e anularei. Pelo voto facultativo, pelo voto distrital, pelo parlamentarismo, pela reforma político-partidária. Contra tudo que seja obrigatório e antidemocrático e contra a corrupção.

Tuesday, September 26, 2006 10:54:00 AM  

Post a Comment

<< Home