Sunday, August 27, 2006

Anarquismo e voto nulo

Alguns blogs anarquistas têm discutido o voto nulo. Lê-se, em alguns deles, que votar nulo não é uma opção anarquista - o verdadeiro anarquista não aceita comparecer às urnas, portanto não vota nulo.

Bom, isso é uma discussão lá deles. Eu não sou anarquista. Simpatizo com o anarquismo, é claro, como todo mundo. Aliás, o anarquismo é uma espécie de budismo das doutrinas políticas. Todo mundo simpatiza com os budistas, ainda que seja cristão, muçulmano, ateu, xintoísta, espírita. É o mesmo com os anarquistas - desde que permaneçam teóricos, é claro.

Mas não dá para imaginar o fim da política, o fim da representação, o fim do Estado. Temos que ampliar a igualdade política, incrementando a capacidade que as pessoas comuns têm de agir na política e de supervisionar seu representantes - o que exige um monte de transformações, muitas delas bem pouco realistas no momento atual, e um monte de tentativas e erros. O mergulho na utopia do não-Estado é prejudicial, pois nos encaminha numa direção que está fadada a não dar certo e não contribui para promover avanços no mundo social real.

Não é por acaso que a vertente mais pujante do anarquismo hoje, intelectualmente e mesmo politicamente, esteja na extrema-direita do espectro político. É o anarco-capitalismo, que prevê o fim do Estado... a fim de ser inteiramente substituído pelo mercado! Trata-se de uma jogada discursiva interessante, que se apropria de uma palavra simpática, sob o pretexto de manter seu sentido básico, a ausência do Estado, mas retira tudo o que está no coração mesmo do anarquismo, os valores que o orientaram, da igualdade, da liberdade efetiva, da solidariedade social.

Aliás, os anarco-capitalistas gostam de ser chamados de "libertários"!!!

A Bakunin, Proudhon, Malatesta e Kropotkin, que neste momento se remexem em suas tumbas, a minha solidariedade.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

se cada um fizer a sua parte e votar nulo, construiremos um Brasil mais justo

Wednesday, August 30, 2006 12:14:00 PM  
Blogger DVD said...

Voto nulo,nulo,nulo...

Tuesday, September 26, 2006 7:24:00 AM  
Blogger DVD said...

Aos mensaleiros, futuros candidatos a deputados estaduais, federais e a candidatos a presidentes que não sabem nada, que assistem a casa queimando, o cheiro de fumaça e que por não saber nada vão se eleger de novo. Para todos estes vai meu grito de liberdade!!
Voto Nulo!!! Pra vocês, voto nulo. Ou mudam ou não vão ganhar emprego público!!

Tuesday, September 26, 2006 7:35:00 AM  
Blogger Marcos said...

votei nulo na última eleição, depois de 43 anos de militação política, engolindo a demagogia que tinha que fazer minha parte... e fiquei muito FELIZ...
ANTES DE MELHORAR AINDA VAI PIORAR...
Nulo pra eles!

Friday, August 24, 2012 10:58:00 PM  

Post a Comment

<< Home