Saturday, October 21, 2006

A qualidade que falta

Nessa altura do campeonato, já ficou claro que a principal virtude da competição política é dar o circo ao povo, já que o pão é escasso. Não quero ser injusto. A atual campanha tem nos brindado com alguns momentos bacanas, como as trapalhadas repetidas do PT ou o glorioso FHC tentando desesperadamente puxar o tapete do candidato que apóia. Mas os dois protagonistas são fracos. Falta talento tanto a Lula quanto a Alckmin. Assistir aos debates na TV é quase tão empolgante quanto ler as obras completas do Habermas.
Sinto saudade dos momentos gloriosos do passado. Cadê as tiradas de Brizola, que faziam até os adversários caírem na gargalhada? Cadê aquela baixaria boa, escrachada?
Lembro com particular carinho de um bate-boca entre Quércia e Ciro Gomes, acho que foi em 1994. Ciro era fernandista na época - e Quércia, bem, Quércia era quercista. (Hoje ambos são lulistas, vejam só!) Ciro deu uma entrevista chamando Quércia de "porca prenha". Quércia respondeu: "Ele estava de brinco quando falou isso? Porque depois do expediente ele tira o terno e coloca brinco".
Existe algo na campanha de 2006 que se aproxime disso? Não. Teleguiados por marketeiros pusilânimes, os candidatos tresandam moderação, equilíbrio, racionalidade. Despiram a campanha eleitoral de sua última virtude, a de nos divertir.
(Se alguém comprovar o contrário, ganha uma assinatura vitalícia deste blog.)

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Realmente as baixarias de hoje são muito racionais, distantes do povo.Lembram-se de 1989, quando o Collor mostrou ao Brasil a ex-Lula, Sra. Miriam, dizendo que o presidenciável exigira que ela fizesse aborto? Aquilo chocou a populaçao e acabou com a campanha do Lula! Depois de eleito, todos puderam ver na mídia a dita cuja reclamando a falta de pagamento do aluguel da sua nova moradia em bairro nobre de São Paulo! E todos votaram nelle para não deixar o pai desnaturado dirigir o país.

Sunday, October 22, 2006 2:20:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

foi por isso que eu votei no clodovil

Monday, October 23, 2006 12:05:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não perca a esperança, temos alguns dias para aparecerem fotos do Lula em atos de pedofilia.

Tuesday, October 24, 2006 3:06:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Abstenção: 23.914.242 (18.99%)
Comparecimento: 101.997.079 (81.01%)
Votos: 101.997.079
Votos brancos: 1.351.442 (1.32%)
Votos nulos: 4.808.489 (4.71%)
Imagina qs todo o DF votando nulo.
Foi muita coisa, nao?

Monday, October 30, 2006 1:45:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

miguw, plisi, comente os resultados

Monday, October 30, 2006 1:46:00 AM  
Blogger Luiz Augusto Campos said...

Acho que a assinatura do blog tá no papo! O Miguw não deve ter acompanhado os debates com a atenção necessária. Na verdade é que a comédia política ficou mais refinada. Antigamente, era pornochanchada (muito melhor, concordo), mas hoje é sitcom! Ou vcs não viram a bronca do Alckmin com o fato do Lula ler as perguntas que terminou com uma singela piscadela do petista? Isso foi quase comédia romântica! Quem não viu o Alckmin fazendo bico para o Lula durante o teatro, digo, debate da Globo? Quem não viu o Lula dizendo que o Alckmin precisava dizer de onde ele tiraria o dinheiro para cumprir suas promessas e o tucano respondeu: "quem tem que falar a origem do dinheiro é vc"? Acho q o Miguw tá precisando refinar seu senso de humor! Recomendo Os Simpsons.

Monday, October 30, 2006 9:43:00 PM  

Post a Comment

<< Home